Informática: O que acho que falta pro Linux pegar...

Ainda aproveitando o topico anterior, vou dizer o que eu acho, que falta, pro Linux ser o sistema operacional dominante no mercado:

- Precisa ser facil de instalar: Isso vem cada vez melhor, mas esse negocio de repartir o HD em varias partições, acho que ainda vai ser um complicador para um leigo... Ele não vai entender, nem gostar muito, desse negocio do HD todo repartido, mas isso é um detalhe minimo, isso se um leigo souber o que é uma partição...

- Ser um sistema operacional unico: O que eu acho desvantagem no Linux e todo mundo acha lindo, é esse negocio de existir diversas versões do Linux no mercado, é Red Hat, é Mandrake, é Ubuntu, diversas versões, e cada uma com uma cara, com uma interface, com um jeito de se usar, então complica, para um leigo se acostumar com um Linux, ele demora pra aprender o Windows, se ele visse outro Windows completamente diferente em interface e tudo mais, mesmo que funcionasse igual, iria estranhar muito e ter imensas dificuldades para usar, mesmo que fosse super pratico, mas não adianta ser super pratico aqui e no micro do amigo ser super pratico e super diferente...

- Suporte a tudo que o Windows tem disponivel, inclusive jogos: Ai que acho que é o maior calo do Linux, e ate do Mac tambem, jogos. Usar recursos da placa de video e som, para suportar os jogos disponiveis no mercado, apesar que isso, é puramente mercadológico, as empresas de jogos não se interessam em fazer jogos para Linux, bem provavelmente por conta desse negocio do Linux ter 500 versões diferentes, as empresas não sabem pra qual focar, ta vendo como isso é um problematico? Não somente jogos, mas programas em geral disponiveis no Windows, nem todos são como o Firefox, que saiu uma versão 3.0 simultaneamente para Windows, Mac e Linux, se todos fossem assim, em pouco tempo esse problema no Linux seria resolvido...

- Problema para usar perifericos destinados a Windows: Outra coisa que vem melhorando muito, hoje praticamente as versões mais novas de Linux tem suporte pratico a perifericos, sejam impressora, webcam, etc... Agora esta longe do ideal, do Plug and Play que é o Windows...

Fora um dos maiores problemas que eu vejo, que é a falta de midia, falta de propaganda emcima do Linux, é brutal lutar contra a Microsoft com seu Windows ja enrraizado nas nossas vidas, e o Mac OS que tem por tras a Apple e seus maravilhosos computadores, é dificil pro Linux ganhar esse mercado sozinho, sem ajuda de ninguem, por isso que acho que ele dificilmente vai pegar, nos moldes atuais, não adianta ele ser perfeito, como a cada dia mais, vem se tornando, precisa ser pratico, facil de usar, facil de instalar, ser o mais plug and play possivel (coisa que o Mac OS ja é mais que o proprio Windows), e deixar de só usar como arma de defesa, o fato de ser gratuito, pois com a pirataria livre que existe hoje, isso não é um grande diferencial...

Embora eu não morrendo de amores pelo Linux, e sem ver esse diamante todo que ele é, para muitos que conheço, eu acredito, que se ele tivesse a midia, ou parte da midia, e principalmente, apoio das empresas de software de modo geral, não só as de jogos, que os concorrentes da Microsoft e Apple tem, ambas teriam dor de cabeça com o pinguim ai...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carros: Monstruosidade Dinamarquesa...

Música: "Vaza" novo album do Iron Maiden "The Final Frontier"

Música: Ingresso Premium pra Iron Maiden em Recife parcelado...