Automobilismo: Seria Indianapolis o terror dos pneus?

Aconteceu de novo... Quem não se lembra, daquela faticida corrida, em 2005, em Indianapolis, usando o circuito misto, onde praticamente todos os carros do grid abandonaram a corrida antes da largada, por falta de segurança nos pneus Michelin? Onde somente os carros de pneu Bridgestone, no caso 3 equipes, 6 carros, causando a maior vergonha da historia da F1, quem sabe, uma das maiores vergonhas da historia do Automobilismo...

Pois é, lembram né, se não lembram agora sabem, pois acabei de falar o que aconteceu... A F1 foi muito xingada pelos americanos, pelo que aconteceu, que a categoria não prestava, que era uma vergonha pro automobilismo, que isso e aquilo, claro, tudo exagero de esparrozinho americano, tanto que a F1 saiu de la e não sei se volta...

Só que agora, isso não aconteceu com a F1... Aconteceu com a mais do que imaculadamente americana NASCAR!!! Isso, com a Nascar que os americanos tanto amam, veneram, gozam de tesão e tudo mais que for sentimento bom por algo... E agora EUA???

Os carros tinham que de 12 em 12 voltas, irem pro pit, pois com 6 voltas, SEIS, os pneus ja começavam a DECHAPAR!!! COM SEIS VOLTAS!!!

É conhecido, que Indianapolis é extremamente abrasiva, mas esta demais... Ate em simuladores, sentimos seus efeitos... E realmente, o pneu direito dianteiro, que foi o pneu que causava maiores problemas com tantas poucas voltas, ele se acaba rapidamente, de forma assustadora, e não tem acerto no carro que faça isso diminuir...

Porque Indianapolis é um retangulo, ela não chega a ser uma pista oval, ela é um retangulo, tem duas imensas retas siamesas, e entre as curvas 1 e 2 e nas curvas 3 e 4, tem pequenas retas, super curtas, mas retas, ou seja, as curvas não se juntam, pra fazer a pista ser um oval, deixam a pista ser um retangulo mesmo, outra coisa, as curvas tem uma inclinação tal, e são tão fortes, que os pneus externos se acabam, a curva em si, pelo seu desenho, seria uma curva que voce se reduziria bem o carro pra faze-las, mas pela inclinação, voce vai quase chutado, nisso os pneus se acabam...

Só que, esta demais, lembro que todo o asfalto de Indianapolis foi trocado a poucos anos, mas mesmo assim, continua super abrasiva... Lembro que no simulador rFactor, o mod de Indy, voce tem dois tipos de pneus, pneus Firestone normais e Pneus exclusivos para Indianapolis, eu ja corri com eles em outras pistas, tem menos aderencia e são super duros, só assim, pra suportarem as curvas...

É uma pista antiga, MUITO antiga, do tempo, que se faziam pistas com tijolos, dai a famosa faixa na linha de chegada com uma fileira de tijolos, que foram mantidos por questões historicas, não estão ali por acaso, a pista antes, era INTEIRA com aqueles tijolos, e mantiveram aquela pequena faixa, por pura historia nostalgica...

Pois é, agora o que os americanos vão falar? Vão falar que a Nascar tambem não presta, ou vão xingar a pista? Acredito mais que vão fingir que nada aconteceu, porque tudo nos EUA é perfeito né...

Ha, vale um dado curioso... naquela ocasião da F1, Montoya estaria participando daquela etapa, como era um dos pilotos calçados com Michelin, não correu, mas ele estava la, nessa etapa da Nascar, deve ter tido um belo Flashback...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carros: Monstruosidade Dinamarquesa...

Música: "Vaza" novo album do Iron Maiden "The Final Frontier"

Música: Ingresso Premium pra Iron Maiden em Recife parcelado...