quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Automobilismo: Os EUA perdem seu unico campeão 100% americano de F1, morre Phil Hill...

Único campeão da F-1 nascido nos Estados Unidos, Phil Hill morreu nesta quinta-feira (28) aos 81 anos. O ex-piloto estava internado em um hospital na cidade de Salinas, na Califórnia, e sofria do Mal de Parkinson há cinco anos.

Hill nasceu em Miami, mas cresceu na cidade californiana de Santa Mônica, nas proximidades de Los Angeles. Desde pequeno mostrava apreciação por carros e seu vínculo com o mundo da F-1 deu-se através de Enzo Ferrari. Seu primeiro GP foi na França, em Reims, em 1958, guiando um Maserati pela equipe Jo Bonnier. Terminou em sétimo. A prova seguinte já foi num carro Ferrari, na Alemanha.

Naquele ano, no entanto, destacou-se pela vitória nas 24 Horas de Le Mans.

A primeira pole e vitória vieram no GP da Itália de 1960, ficando em quinto na classificação geral. Na temporada seguinte veio a consagração: o título por um ponto de vantagem sobre Wolfang von Trips, 34 a 33, com triunfos nos GPs da Bélgica e, novamente, da Itália.

Fonte: Grande Premio

E la se vai, o unico campeão americano na F1... Um dos lendários campeões, dos perigosos anos 60... Quem soube o que foi aquela epoca, sabe que correr, ja era heróico, vencer, mais ainda e ser campeão, ja o torna um mito...

Vale lembrar, que Phil Hill foi o unico nascido nos EUA que chegou a vencer um mundial, Mario Andretti, tambem campeão mundial, não nasceu nos EUA, nasceu na Croácia, na epoca, ainda territorio italiano, se mudando para os EUA com 14 anos, junto com sua familia e aos 19 anos, iniciou sua carreira automobilistica, ja nos EUA, onde poucos anos depois, se naturalizou americano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog produzido por: Thiers - Recife - PE - Brasil - 2014