F1: FIA e FOTA se reunem para discutir o futuro próximo da F1...

...e devolvem 2 linhas para a imprensa...

Uma reunião tão importante como essa, quando saem, pra falar algo a imprensa, a FIA somente diz:

"Comunicado conjunto da FIA e da FOTA - 21/10/2008

O encontro de hoje em Genebra produziu economias de custos significantes para 2009 e 2010.

A Fota está trabalhando de forma urgente nas propostas para as temporadas a partir de 2010".


Como se ninguem soubesse que a reunião foi pra isso, mas o que foi decidido? O tal motor padrão vai vingar? Motores para 3 corridas? Corridas mais curtas? Peças padronizadas nos carros? O que vai mudar?

EDIT: Bom, sorte que comecei a escrever esse post e dei uma saida, nesse meio tempo, alguma coisa foi divulgada...

Sim, os motores a partir de 2009, passam a durar 3 corridas, ou seja, durante o ano, em condições normais, cada carro deverá usar mais ou menos 6 motores por temporada, fora claro, testes coletivos, testes privados e eventuais quebras de motor, mas isso é outro detalhe...

Outra novidade, tambem relativa aos motores é que as montadoras terão de disponibilizar 25 propulsores aos times que subsidiam, com um custo de € 10 milhões... O que manterá as equipes pequenas vivas...

Falando nelas, é provavel que a venda de chassis seja liberada, o que tiraria a corda da Toro Rosso do pescoço e daria uma sobrevida ao projeto da Prodrive ingressar na F1, tanto ela, quanto outras equipes que queiram entrar posteriormente...

Fora isso, haverá outra reunião no Brasil, durante o GP de Interlagos...

...logico, não durante a corrida em si, mas durante a estadia da F1 no Brasil...

Nessa reunião, serão discutidas limitações de kilometragem em testes das equipes e uma que considero até bem importante, principalmente pelos acidenetes durante o ano nos testes das equipes, que o tal KERS não será obrigatório e 2009, somente a partir de 2010 ou talvez só em 2011, sendo que em 2009 ele podera ser utilizado opcionalmente, medida sensata, pra um sistema que aparenta ser muito revolucionario, porem que precisaria de mais testes para se tornar seguro e eficiente e acidentes como o da descarga eletrica no carro da BMW e tambem o incendio se não me engano no carro da Red Bull, deram o alerta que o sistema não parecia ser tão seguro quanto deve ser...

...em tempo, nada foi dito ainda, sobre o fim da telemetria, o que eu torço que não, seria um passo pra tras...

Claro, tudo isso foi divulgado, meio que na base da espionagem, ou algo parecido, pela Autosport, mas como é uma revista de credibilidade, não é uma palhaçada como o Bild, a fonte certamente é bem segura...

Vamos aguardar a tal reunião no Brasil e que tudo isso se confirme, gostei das decisões, talvez não tanto dessa do motor durar 3 corridas, mas se ele continuar forte e eficiente, durar 3 corridas numa boa, ninguem na forma de telespectador tem nada a ver com isso, o que importa é que em 2009, os pneus slicks voltam e as 500 assinhas dos carros irão sumir, ao menos na sua quase totalidade...

...em tempo, alguem ainda se lembra daquela ideia ridicula de asa traseira bipartida? Repararam que nunca mais se falou nisso? Tomara que esteja mofando numa gaveta bem fétida e oculta dos escritorios da FIA e que tenham jogado a chave fora...

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